A ADJ Diabetes Brasil está promovendo a campanha nacional Fique de olho – Retinopatia Diabética, que visa sensibilizar as pessoas com diabetes e, ao mesmo tempo, transmitir o conhecimento adequado para promover a prevenção e estímulo ao diagnóstico precoce da retinopatia diabética. Já são cerca de 16 milhões de pessoas com diabetes, no país, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

Por começar silencioso, na maioria dos casos, o diabetes provoca sérias complicações, entre elas a retinopatia diabética. Esta afeta cerca  de 40% das pessoas com diabetes. As altas taxas de glicemia degeneram a retina e, com o tempo, a visão pode ser afetada, sendo a principal causa de cegueira.

A retinopatia diabética é uma das complicações que podem ser de dois tipos, a não proliferativas, forma inicial da doença que é detectada quando os vasos do fundo do olho estão danificados, causando hemorragia e vazamento de líquido da retina, chamado de Edema Macular Diabético; já a proliferativa é diagnosticada quando os vasos da retina ou do nervo óptico não conseguem trazer nutrientes para o fundo do olho e por consequência, há formação de vasos anormais, que causam o sangramento.

Além de sensibilizar as pessoas sobre os riscos da retinopatia diabética, a campanha também tem como objetivos específicos: educar as pessoas para que mudem seus hábitos e consigam controlar as taxas de glicemia, incentivar a visita ao oftalmologista regularmente, para realizar os exames preventivos de visão. A iniciativa passará pelos municípios de Itabuna, Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, Curitiba, Birigui e Belo Horizonte.

Para a realização destas ações, a ADJ Diabetes Brasil conta com o apoio da Bayer. Mais informações podem ser acessadas no www.adj.org.br

Fonte: ADJ Diabetes Brasil