Um café da manhã saudável é aquele que proporciona todos os grupos alimentares: carboidratos, proteínas, lipídios (gorduras), vitaminas e fibras. O ideal é que
seja consumido aos menos um alimento de cada grupo, ou seja, 1 opção de carboidrato, como pão, torrada, aveia, tapioca, etc., 1 opção de proteína, como leite, iogurte, queijos, entre outros, e 1 opção de frutas.

As gorduras também podem fazer parte desta refeição, entretanto, devemos lembrar que muitos alimentos proteicos já fornecem um bom percentual de gordura para a refeição.

E o que evitar?
Evite o consumo excessivo de alimentos refinados, industrializados e ultraprocessados, como biscoitos recheados, achocolatado e bolos prontos, uma vez que grande parte das fibras e vitaminas foi perdida durante o processo de industrialização. Além disso, estes produtos possuem um elevado teor de gordura, conservantes e aditivos. Fique atento também aos derivados de leite, como o iogurte. Alguns produtos vendidos com a alegação de iogurte, são, na verdade, bebidas lácteas, que possuem grande quantidade de açúcar.

Dica: prefira os alimentos in natura e as versões integrais dos cereais. Sempre que possível, coma a fruta por inteiro, sem desperdiçar o bagaço nem a casca, pois eles contêm bastante fibras.
Ticiane Gonçalez Bovi, nutricionista e especialista em Nutrição em Doenças Crônicas no Atendimento Ambulatorial

 

*essa matéria é parte da revista Momento Diabetes, ed. 01, que pode ser adquirida aqui: bit.ly/momento01