Adquirir hábitos saudáveis e procurar evitar o uso de açúcares e adoçantes nas bebidas e alimentos é a principal recomendação dos profissionais de saúde. Segundo a nutricionista Daniella Horn, principalmente as pessoas que
têm diabetes devem habituar-se a ingerir os alimentos em sua forma natural para, assim, ter uma dieta que equilibra os índices glicêmicos.

A nutricionista Fabiana Cristillo também faz a mesma recomendação e nos leva a uma reflexão: “O nosso paladar
normalmente prefere o sabor doce sem esforço algum. Muitas vezes, por hábito, vamos logo adoçando o suco, por exemplo. Mas será mesmo que esta bebida necessita ser adoçada?”

Ela afirma que “equilíbrio” é a palavra que promove saúde em nosso corpo. “Açúcar em excesso é prejudicial
à saúde, mas quando utilizado com equilíbrio, se torna fonte de carboidrato, que tem como principal função ser provedor de energia para o nosso organismo.”

Além disso, o açúcar é a salvação em uma situação de hipoglicemia, portanto, de acordo com a profissional, não devemos rotular os alimentos como bons ou ruins, mas inseri-los de maneira equilibrada no plano alimentar desenhado pelo profissional de nutrição para cada pessoa, portadora de diabetes ou não.

Essa matéria faz parte da ed. 01, que pode ser adquirida aqui: http://bit.ly/momento01