Eu sei que vocês se preocupam comigo, que me amam e não querem que eu passe por nenhuma adversidade na vida. Sei que se pudessem tirariam de mim a minha “doença” ou melhor, condição, e a traria para si mesmos; sei que vocês sofrem escondidos pelo medo do que pode acontecer comigo e, quando acordam, logo colocam sua capa de super-heróis para que assim me sinta mais protegido.

Eu amo vocês e os aprecio por tudo isso, mas eis aqui algumas coisas que eu gostaria de lhes dizer:

  1. As adversidades que enfrento na vida estão pouco a pouco tornando-me mais forte e uma pessoa melhor. Não se preocupem em afastar todas as adversidades de mim, pois isso não é possível. Apenas estejam ao meu lado para passarmos juntos por elas, isto é tudo que preciso.
  2. Podem aposentar as suas capas de super-herói (só as tirem do armário quando a gente for brincar). Não espero que vocês sejam perfeitos. Na verdade, quando tentam ser assim, isso acaba me passando a mensagem de que também preciso ser perfeito, e isso é difícil para todos nós. Eu não me sinto amedrontado quando vocês demonstram suas fragilidades, ao contrário, me sinto mais humano, pois eu também as tenho
  3. Minha condição de saúde não é um castigo ou limitação. É algo que veio para mim e que compartilho com vocês por um propósito maior que a gente não consegue entender hoje. Porém, mais adiante vamos entender melhor e até, talvez, sejamos gratos por ela. Nós não sabemos disso ainda, mas essa condição vai me ajudar a tornar-me a pessoa que vim ser, e vocês também. É um chamado que a vida nos trouxe para vivermos melhor…. Só que ainda não conseguimos ver tudo isso porque precisamos viver para saber. Como dizia Steve Jobs, “Você não consegue ligar os pontos olhando para frente. Você só consegue ligá-los olhando para trás. Então, você tem que confiar que os pontos se ligarão algum dia no futuro. Você tem que confiar em algo, seja no seu instinto, no destino, na vida, no carma, no que for.”
  4. Vivam as suas vidas também. Vocês são ótimos pais e cuidadores, vocês zelam por mim com o maior apreço e carinho do mundo. Queria muito que vocês fizessem o mesmo por si mesmos. Eu adoro ver quando estão bem e saudáveis, isso me estimula a seguir seus passos sem que vocês tenham que dizer nada. Eu os observo e percebo como viver e agir. Então, não se sintam culpados de tirar tempo para vocês, esse tempo volta em dobro para mim e eu sou muito beneficiado.
  5. Deus escolheu vocês para serem meus pais porquê sabia que juntos vamos superar essa e muitas outras adversidades, e que, apesar da nossa condição, não vamos levar uma vida normal, mas podemos sim levarmos uma vida feliz!!

Autora: Fabiana Couto, Palestrante e Coach em Saúde e Qualidade de vida, convive com diabetes tipo 1 há mais de 20 anos e foi diagnosticada aos 13. Sua missão é motivar e inspirar as pessoas a viverem com mais saúde e bem estar. Através do Fabiana Couto – Desenvolvimento Humano, promove processos de Health Coaching com foco em Mudança de Hábitos, e é cofundadora do canal de educação em diabetes Cozy Diabetes + Leve