Obra traz panorama de cultura alimentar do Brasil, França, Itália, Índia e Japão e 50 receitas saudáveis de cinco dos mais importantes chefs em atuação no país

Cinco chefs, cinco tradições culinárias e 50 receitas inspiradoras. Essa é a proposta do livro “O Sabor da Arte“, lançado no começo de junho na capital paulista.

Com textos do jornalista gastronômico Xavier Bartaburu e fotos de Romulo Fialdini, a obra analisa as relações entre cultura e alimentação dos cinco países reconhecidos como os de culinária mais saudável do mundo, Brasil, França, Itália, Índia e Japão. Ao final, traz, ainda, um glossário com ingredientes identificados por médicos e nutricionistas como “superalimentos”, ricos em antioxidantes e fitonutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo, com verbetes que vão de abóbora a tubérculos e raízes.

O Sabor da Arte terá 70% de sua tiragem doada à ADJ Diabetes Brasil, organização sem fins lucrativos que há 36 anos promove educação para pessoas com diabetes, familiares, profissionais de saúde e comunidade. “A ideia é trazer um pouco da cultura gastronômica desses lugares, mostrar por que seus habitantes se tornaram um exemplo de vida saudável entre os povos do planeta e inspirar escolhas saudáveis no dia a dia das pessoas”, explica Kazue Kodama, idealizadora do projeto.